Com o objectivo de efectuar o balanço das actividades realizadas entre Janeiro e Setembro de 2025, perspectivar o IV trimestre do corrente ano e planificar as acções para o exercício económico de 2026, a Autoridade Tributária de Moçambique (AT) realizou, nos dias 16 e 17 de Outubro, na vila da Moamba, Província de Maputo, a XI Reunião Nacional de Planificação.
Ler maisNoticias
A Autoridade Tributária de Moçambique conta, desde o último dia 11 de Abril, com o novo Presidente, empossado recentemente pela Primeira-Ministra da República de Moçambique, Maria Benvinda Delfina Levi. Trata-se de Aníbal Joaquim Mbalango, de 44 anos de idade e funcionário da AT há sensivelmente 20 anos, dos quais 11 como responsável pela Tributação do Sector Extractivo. Com esta nomeação, Anibal Mbalango que substitui, no cargo, Elisa Zacarias, torna-se, assim, no quarto presidente da instituição, depois das passagens da mesma casa, igualmente, do incontornável Rosário Fernandes (2006-2015) e da Amélia Muendane (2015-2023).
Ler maisNo âmbito da visita que efectuou, na manhã desta quinta-feira (22) ao Ministério das Finanças e às instituições tuteladas, o Presidente da República, Daniel Chapo, escalou a Autoridade Tributária de Moçambique (AT), onde manteve encontro com os funcionários e instou-os a incrementar os níveis de cobrança de receitas para os Cofres de Estado, por forma a assegurar o financiamento da despesa pública.
Ler maisOs Agentes Económicos dos Distritos de Mabote e de Govuro manifestam desejo em ter, naqueles pontos, postos de cobrança com vista a beneficiar dos serviços da instituição, bem como facilitar no cumprimento das suas obrigações fiscais.
Ler maisO Presidente da Autoridade Tributária, Aníbal Mbalango, participou na manhã desta Sexta-feira (01), na Aula de Vida Artística, com o objectivo de exaltar a excelência, inovação e dedicação de diversas personalidades na esfera cultural, a convite do Magnífico Reitor da Universidade Pedagogica, Professor Doutor Jorge Ferrão.
Ler maisO Presidente da Autoridade Tributária de Moçambique (AT), Aníbal Mbalango, visitou recentemente, a Feira Internacional de Maputo (FACIM), o maior evento multissetorial de negócios e comércio em Moçambique, que se realiza, todos os anos, no Posto administrativo de Ricatla, Município de Marracuene, província de Maputo.
Ler maisAutoridade Tributária de Moçambique (AT) promoveu, em parceria com o Projecto de Tributação Eficiente para o Desenvolvimento Inclusivo (TEDI), uma acção de capacitação sobre _"Acessibilidade e Comunicação Inclusiva"* para funcionários da instituição. O evento, que envolveu o Gabinete de Comunicação e Imagem (GCIm), a nível central e provincial, a Direcção de Tecnologias de Informação e Comunicação (DTIC), bem como unidades de cobrança de Maputo Cidade e província, foi conduzido em colaboração com o Fórum das Associações Moçambicanas das Pessoas com Deficiência (FAMOD).
Ler maisO Presidente da Autoridade Tributária (AT), Aníbal Mbalango, recebeu na manhã do dia 13,no seu gabinete de trabalho, os membros recém-indicados para a comissão executiva da Mozambique Electronic Cargo Tracking Services - Consórcio CE (MECTS), empresa concessionária dos serviços de instalação e operacionalização do Sistema Electrónico de Selagem e Rastreio de Mercadorias em Trânsito (SEERC) no país.
Ler maisA Autoridade Tributária de Moçambique (AT), em coordenação com a Procuradoria Geral de Maputo-cidade, promoveu, no dia 06 de Novembro, uma palestra sobre o cancro da mama e do colo de útero. A acção, dirigida aos funcionários da instituição, foi moderada por Gildo Jorge, Médico Radiologista em serviço no Posto Médico da AT, a nível da Cidade de Maputo e teve como palestrante Rita Lídia Domingos Manhiça, Médica Especialista em Radio- oncologia e Cuidados Paliativos.
Ler maisReunidos na tarde desta terça-feira (23), no auditório do edifício-sede da Autoridade Tributária de Moçambique (AT), o Presidente da AT, Aníbal Mbalango, desafiou a Direcção de Recursos Humanos a uma maior proactividade e atenção na resolução das preocupações apresentadas pelos funcionários da instituição. Para tal, exigiu para que a direcção faça uma análise estratégica das mesmas, com vista a apresentar propostas concretas de acções para ultrapassar a situação.
Ler mais